Visitantes

Contador de visitas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Literatura e Humanismo

Chamamos de literatura a forma de se expressar por escrito todo o processo histórico social do momento, com efeitos especiais. Os escritores buscam com emoção, transmitir no texto sua visão da realidade. A forma de escrever não possui regra fixas, o autor manipula as palavras de modo a explorar a intelectualidade dos leitores, que podem dar diferentes interpretações, dependendo de sua formação cultural. Os gêneros são variados: lírico, dramático, épico, narrativo, como por exemplo, romance, novela, conto e etc.
De 1418 a 1527, cultivaram-se a historiografia, a prosa doutrinária, o teatro, a poesia e as novelas de cavalaria. O humanismo foi um movimento ideológico de transição que modificou o pensamento medieval, preparando-o para a vinda do renascimento.
O barroco se iniciou em Portugal em 1580, quando Camões morreu e o país perdeu sua autonomia, passando a estar sob o domínio espanhol. O período teve 2 vertentes literárias: Renascimento e Idade Média. O barroco foi a síntese da tentativa de unir o homem renascentista com a tradição religiosa medieval. O homem barroco trazia a dualidade resultante da fusão destes contrastes.
O arcadismo surgiu em 1756, com a Fundação Arcádia Lusitana, foi um período de oposição ao barroco, deixando de lado a excentricidade verbal para voltar-se a valorização do clássico racional.
Leandro da Silva =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário